Com formação em técnicas audiovisuais e mais de 20 anos de experiência, o realizador Ricardo Gonçalves é o responsável pelo departamento audiovisual da WLP Innovation. Versátil, os seus trabalhos revelam uma grande sensibilidade para filmar pessoas e contar histórias.

Assinou a realização dos vídeos para os colégios internacionais UWC, a série documental “Marcas com História” (CNN Portugal) e a série de 13 episódios sobre as Reservas da Biosfera Portuguesas (RTP). Também realizou a publicidade da Altice Portugal para promoção do 5G e assumiu a direção de vários filmes para a campanha digital de lançamento da CNN Portugal. Destaque também para a realização dos Postcards da Eurovisão 2018 (RTP1), um dos eventos televisivos mais vistos do mundo.

Em 2019, com “Atelier d’ Arquitetura” (RTP2), uma série de 26 documentários dedicados à arquitetura e ao design contemporâneos portugueses, o realizador cruzou vários olhares – de Nadir Afonso a Siza Vieira, Souto de Moura e os irmãos Aires Mateus.

Ricardo Gonçalves integrou ainda a equipa da série documental “Príncipes do Nada” (RTP1), dedicada à temática dos refugiados. No entretenimento, fez parte de diversos projetos.

Já em Luanda, onde trabalhou durante vários anos, esteve envolvido na realização de programas de televisão para o Canal 1 e Canal 2 da Televisão Pública de Angola (TPA). Desenvolveu ainda a série documental “Caminhos para a Paz”, uma produção Rede Globo/TPA, sobre a guerra civil angolana.

Tem formação em direção de fotografia e em direção de arte, tendo passado pela agência de publicidade Grey.

© 2024 WLP Innovation