Hoje é dia de vindimar. Começa-se cedo nas vinhas do senhor Juvenal Teles, um dos poucos a manter uma adega tradicional na ilha da Graciosa. Depois almoça-se o peixe frito e contam-se histórias, enquanto se brinda com um vinho de carácter vincado pelo bafejo do oceano, como explica quem sabe.
No último episódio desta série documental, viajamos até à Reserva da Biosfera da ilha Graciosa, classificada assim pela UNESCO em 2007. Compreende toda a área territorial e uma zona marinha envolvente da ilha, localizada no Grupo Central dos Açores. Esta é a ilha menos acidentada do arquipélago, caracterizada por planícies e relevos suaves.
A origem vulcânica destaca-se na ocorrência de águas termais e num dos ex-libris da Graciosa: a Furna do Enxofre. Ao largo do único areal existente na ilha emerge o Ilhéu da Praia, lugar de nidificação de diversas colónias de aves marinhas. Aqui documentamos o esforço dos vigilantes da natureza, verdadeiros guardiães, para preservar este território quase intocável.